Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo © 2017. Todos os direitos reservados

Saiba mais sobre / Find out more

Concerto "Primavera Voz"

Música

1 de julho de 2017 | 21h00 | Capela Real em Vendas Novas

Coral Setúbal Voz

Direção da Maestrina Gisela Sequeira

Coral Notas Livres & Coral Notas Livres Juvenil

Direção da Maestrina Ana Margarida Balão

Ibéria en Cena

Património

8 de julho de 2017 | 22h00 | Águas Frias- Ribeira do Lucefécit - Rosário

O magnifico cenário natural da margem esquerda da Ribeira do Lucefécit, onde nas proximidades se localizam sítios arqueológicos do Neolítico final e época romana, será local de intercâmbio ibérico, acompanhado de um magnifico espetáculo de multimédia aliando água e luz. Sonoridades de Portugal e Espanha vão partilhar o palco. Vitorino que comemora os seus 40 anos de carreira, terá como convidados Jorge Serafim e Jorge Vadio. Los cinco con Gene Garcia virão da vizinha Badajoz. Finalizar-se-á a noite ao ritmo da musica dos anos 80 com DJoana.

Lusitânia Romana em tempos de Endovélico

Património

14 e 15 de julho de 2017 | 17h30-00:30 | Castelo de Alandroal

O Castelo de Alandroal recua no tempo ...uma região, dois povos e uma história

comum –voltar ao tempo da República Romana aquando da chegada dos romanos à região do concelho de Alandroal (Terras de Deus Endovélico) e o contacto com os povos indígenas do Alentejo a partir do Século II a.C. . Uma atividade de recriação histórica como marco de animação cultural e pedagógica. Rábulas teatrais, artesãos, mercadores, treino de gladiadores e muito mais.

Festival Internacional de Música de Portel

Património, Música e Residência artística

16 e 28 de julho de 2018 | Portel - Auditório Municipal Portel

O Festival Internacional de Música de Portel é um evento que consiste na criação de uma residência artística para alunos de classe juvenil, nas vertentes de orquestra de cordas e sopros, nomeadamente através da Jovem Orquestra da Costa Altântica e Orquestra Nacional de Sopros. Durante cerca de duas semanas, os jovens músicos têm a oportunidade de conhecer novos territórios, novas vivências culturais, ao mesmo tempo que aperfeiçoam os seus estudos musicais, em contactos com outros músicos, masetros, todos eles, vindos  dos mais variados cantos do mundo.

Tradições Ibéricas

Música

21 de julho a 25 de setembro de 2017 | Recinto da Gamita e Recinto do Santuário N.ª Sr.ª D’Aires

 

Nos meses de julho e setembro, em Alcáçovas e Viana do Alentejo promovem-se Tradições Ibéricas. Entre estas os Chocalhos, o Cante e o Fado estarão em destaque. Manifestações reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade serão expressas através das artes do espetáculo, particularmente pela música.
 

Espetáculo "Celina da Piedade: do Cante em Diante" com Chocalhofone Alentejano e Grupos Corais de Alcáçovas”

Tradições Ibéricas - Música

21 de julho de 2017 | 22h00 | Alcáçovas e Viana do Alentejo

Quem já a viu em concerto reconhece-lhe o imenso carisma. Celina da Piedade tem levado o seu acordeão e a sua voz até aos mais diferentes contextos, algures entre as formas e cores tradicionais, em viagens pelas memórias da música de raiz portuguesa e um sentir mais moderno e universalista. Desenha uma música cheia de alma e de personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença. Ao longo destes anos participou como instrumentista e formadora em centenas de oficinas em torno da dança e da música tradicional. Dedica-se ativamente ao estudo e divulgação do património musical alentejano.
Desta feita, surge em Alcáçovas a apresentação de um espetáculo único que une o Cante Alentejano com o soar do Chocalhofone Alentejano.

Espetáculo de Fado com Camané

Tradições Ibéricas - Música

23 de julho de 2017 | 22h00 | Alcáçovas e Viana do Alentejo

Camané dispensa apresentações. Tem uma voz única na arte de cantar o Fado. Um dos
fadistas mais aclamados a nível nacional e internacional.
Os primeiros contactos com o fado surgiram em sua casa, onde muito se apreciava este
género musical. Durante a recuperação de uma doença na infância, Camané teve de
permanecer em casa onde ouviu compulsivamente a coleção de discos dos pais. Através
destas audições assimilou de tal a forma característica de canto e os próprios fados que,
passado pouco tempo, o seu pai trauteava a primeira fase musical de um fado tradicional e
ele adivinhava-o porque os conhecia todos.

Bandas na Praça

Música

28 de julho de 2017 | 21h30 | Praça Conselheiro Fernando de Sousa - Mora

29 de julho de 2017 | 21h30 | Largo Manuel José Casimiro - Pavia

4 de agosto de 2017 | 21h30 | Espaço Verde do Novo Loteamento Municipal - Brotas

5 de agosto de 2017 | 21h30 | Largo da Eira do Quarto - Cabeção

O Concelho de Mora recebe nos dias 28 e 29 de Julho, 4 e 5 de Agosto o evento “Bandas na Praça”. As praças de Mora, Pavia, Brotas e Cabeção, serão palco de um ciclo de espectáculos de Bandas Filarmónicas. Acolher no Concelho de Mora o evento “Bandas na Praça”, para além de contribuir para o seu desenvolvimento cultural e turístico, é também uma oportunidade para trazer à memória os tempos áureos em que também aqui existiam Bandas Filarmónicas.

CALOWNS – Comunidade de Artistas Livres (CAL)

Animação de rua

29 de julho a 4 de agosto de 2017 | 10h30 | Redondo - Centro Histórico e ruas envolventes

CALOWNS é um projeto de animação desenvolvido na companhia de teatro—CAL.

Um grupo de pequenos palhaços foge do circo em busca da magia. Pelo caminho, cruzam-se artisticamente o Teatro, a Música e as Artes Plásticas numa atitude de exploração conjunta da arte, do corpo, dos materiais, dos sons, das palavras, das ideias e das ambiências num processo indispensável a animação de espaços públicos.

Concerto José Cid

Música

29 de julho de 2017 | 22h00 | Redondo - Praça da República

José Cid, cantor, compositor, músico instrumentista e produtor musical, é uma das vozes  portugueses com mais prestígio. Participou em vários festivais RTP da canção, festival que venceu em 1980 e representou Portugal na Eurovisão.

É um dos cantores e compositores portugueses com mais êxitos discográficos que alcançaram na sua maioria, platina e ouro.

José Cid é um marco inconfundível da música portuguesa, e tem lugar cativo como grande mestre da música contemporânea portuguesa.

Luís Caeiro e Beatriz Santos - Fado

Música

31 de julho de 2017 | 22h00 | Redondo - Praça da República

Luís Caeiro, jovem fadista que impressiona quem o ouve, pela sua postura e voz portentosa, garante que o Fado se manterá como Património da Humanidade, enquanto existirem vozes como a sua, na alma de tradição fadista.

O jovem fadista foi vencedor da Grande Noite do Fado, de 2007, vencedor do programa “Novos Talentos”, em 2008, vencedor da Gala “Nasci Para o Fado” e fez parte do elenco do espetáculo musical “Fado - História de Um Povo”, de Filipe La Féria, no Casino do Estoril.

Este espetáculo conta com a participação especial de Beatriz Santos.

Dupla Mete Cá Sets

Música

30 e 31 de julho de 2017 | 24h00 | Redondo - Parque Ambiental

Completamente diferente e fora do vulgar, esta dupla de DJ's foi criada com um único objetivo: desconstruir pistas de dança!

Atuam sempre de máscara e nunca revelam a sua identidade.

Têm sempre alguma na manga e não é fácil descobrir a próxima música que vão tocar, em alto e bom som.

Concerto Capicua

Música

2 de agosto de 2017 | 22h00 | Redondo - Praça da República

Em 2017, e com nova formação, CAPICUA apresenta um concerto com repertório renovado que, além dos habituais momentos arrepiantes de Rap emocional, político e feminino, enche o palco e a plateia de uma energia contagiante!

A festa é garantida e um bom prenúncio de tudo o que a Capicua ainda tem por desvendar (para muito breve)...

Samba sem Fronteiras – roda de samba

Animação de rua

2 de agosto de 2017 | 19h00 | Redondo - Rua Mouzinho de Albuquerque

3 de agosto de 2017 | 19h00 | Redondo - Rua do Lagar

A roda de samba - Samba Sem Fronteiras - nasceu da iniciativa de alguns brasileiros, residentes em Portugal, que sentiam falta de encontrar o samba de raiz, feito por quem gosta e para quem aprecia.

O samba que se pode encontrar numa esquina qualquer, mas que não está em qualquer esquina; que valoriza a tradição e os grandes poetas da música popular brasileira, tão marginalizada nos primórdios – assim como toda e qualquer manifestação cultural de origem negra – mas que, aos poucos, foi ganhando o seu espaço sem deixar a sua essência de lado: a alegria, a triste poesia, o protesto…

Fado de Coimbra – João Farinha

Património

4 de agosto de 2017 | 22h00 | Redondo - Castelo - Praça D. Dinis

João Farinha, é sem duvida a grande revelação do Fado de Coimbra.

Nesta nova proposta artística - João Farinha apresenta-se cantor e compositor de corpo inteiro, assumindo a paixão sem limites pelo fado de Coimbra e a singularidade de lhe evocar as raízes, levando-as mais longe e fazendo com que germinem num tempo que é novo e pleno de desafios.

"Maria", "Penélope" e "Fado Hilário" são temas obrigatórios, garante João Farinha, para quem o fado de Coimbra "é um estado de alma, uma forma de vida".

DJ Carlos Manaça

Música

3 e 4 de agosto de 2017 | 24h00 | Redondo - Parque Ambiental

Com um trajeto de 30 anos dentro das “cabines”, Carlos Manaça é sem dúvida um dos nomes mais destacados da “Dance Scene” portuguesa. Presença constante nos principais eventos de música eletrónica em Portugal, desde o seu início, Carlos Manaça é sem dúvida um dos “pioneiros” e principais embaixadores da música de dança que se faz em Portugal.

DJs Meninos da Vadiagem

Música

5 e 6 de agosto de 2017 | 24h00 | Redondo - Parque Ambiental

MENINOS DA VADIAGEM é o projeto musical de Stº André (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch). Os 3 compõem este explosivo coletivo de DJs. O nome MENINOS DA VADIAGEM, expressa a forma de viver destes 3 amigos, um estereótipo, representa a ideologia de uma geração.

 

Musicalmente são completamente disruptivos… Sempre com uma base muito comercial, contam com influências de todo o lado, o que culmina num estilo Energetic Big Room Music. Sets enérgicos, presença na cabine sempre com muito entusiasmo e forte interação com o público, sinergia que resulta numa atuação frenética!

Concerto HMB

Música

5 de agosto de 2017 | 22h00 | Redondo - Praça da República

MAIS, o novo álbum dos HMB nasce numa fase de muita estrada e de crescente popularidade. 

Acabou o efeito surpresa de ter uma banda a cantar em português canções com características mais soul  e  RnB  e  por  isso  os  HMB  apostaram  em  sedimentar  o futuro com  um  trabalho  inundado  de  canções  honestas  e  de  uma ambição assumida em chegar mais longe.

Em MAIS, o leque de influência está mais alargado do que nunca, o pop dos anos 80, as guitarras de Lenny Kravitz, a crueza de Kendrick Lamar, a frontalidade lírica de quem não esconde nada, a presença do som de Prince e os arranjos vocais que só o Heber consegue fazer, orquestrados pela batuta dos dois alicerces inabaláveis inerente aos HMB - Soul e RnB.

Oficio das Artes e Guilherme de Carvalho

Música

11 de agosto de 2017 | 21h30 | Montemor-o-Novo - Praça de Touros

Concerto com Orquestra Oficio das Artes e o prestigiado músico de S. Tomé e Princípe Guilherme de Carvalho.

Guilherme de Carvalho, Músico e artista plástico, nasceu em São Tomé e Príncipe (1970).
Foi animador em diversos programas da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Compôs o conhecido tema “Frutinha da Sorte” para o filme “Frutinha: No Equador Tudo é Possível” do cineasta austríaco Herbert Brödl. 
É membro fundador do grupo musical Tempo e presidente da Associação dos Músicos São Tomenses.

Em 2010 lançou o seu primeiro álbum “Temperamento”, que apresenta esta sexta-feira, 11 de Agosto, pelas 21h30m na Praça de Touros de Montemor-o-Novo, juntamente com a Orquestra da Ofício das Artes e sob direção do maestro Eduardo Lála.

Reguengos Wine & Blues Fest

Música

11 e 12 de agosto de 2017 | 21h45 | Parque de Feiras e Exposições - Reguengos de Monsaraz

Reguengos Wine & Blues Fest terá lugar em Reguengos de Monsaraz de 11 a 12 de agosto, integrando a 25ª edição da ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

A primeira edição do festival Reguengos Wine & Blues Fest irá contar com a presença de Budda Power Blues e Maria João e Chino & The Big Bet, Shirley King e Fast Eddie Nelson. 

A realização deste Festival tem como objetivo proporcionar ao público uma diversificação da oferta cultural, apresentando novas sonoridades e diversidade estética. Reguengos Wine & Blues Fest terá no seu palco nomes com reconhecimento nacional e internacional, que através de um exercício criativo musical, colocarão o público em contacto com novas linguagens musicais.

As entradas para este festival são gratuitas.

20 Age Orquestra

Património

30 de agosto de 2017 | 22h30 | Castelo de Alandroal

20 Age Orquestra é a mais recente formação da Fénix - Associação dos Músicos de Redondo. Esta nova formação, fundada no final de 2015, apresenta-se em palco com 9 elementos que prometem um regresso ao glamour do passado onde as notas dominantes são as sonoridades vintage dos anos 70 e 80. Assim 20 Age assumem-se como um reencontro intemporal que convida a recordar e apreciar os temas de outrora com nuances de contemporaneidade.

Miguel Azevedo

Património

31 de agosto de 2017 | 22h30 | Castelo de Alandroal

Miguel Azevedo é o grito da inovação em palco. É a respirar música que se sente gente e é para toda a gente que gosta de proporcionar a boa magia, que tão bem o faz viver! A música é a voz, a energia, o ritmo e o sucesso deste incansável artista!

António Zambujo

Música

1 de setembro de 2017 | 22h00 | Praça da República - Alandroal

Primeira data: 27 de Novembro de 2011. O Fado é distinguido, internacionalmente e de pleno direito, como “património imaterial da Humanidade”. Três anos depois, a 27 de Novembro de 2014, a música portuguesa repete o feito, girando o foco do mérito na direcção do cante alentejano. Mais do que curioso, muito mais do que circunstancial, torna-se significativo perceber que, muitas luas antes desses sinais de justo reconhecimento, já havia um homem a traçar um peregrino equilíbrio entre estes dois mundos com identidades próprias, grandezas semelhantes, percursos paralelos e, também, afinidades por descobrir: António Zambujo. ...

Saídos da Casca

Património

1 de setembro de 2017 | 00h00 | Castelo de Alandroal

São três personalidades loucas e descabidas que pretendem levar o party people a fazer uma viagem completamente saída da casca!

Com foco nos jovens, a sua musicalidade vai de encontro ao seu target quando o tema é festa, juntando a música à interação com o público através de desafios e concursos, o que lhes tem valido a presença em várias semanas académicas, festas universitárias e de secundário desde 2015.

Dj Ride

Música

1 de setembro de 2017 | 00h30 | Castelo de Alandroal

DJ Ride é muitas coisas. É metade dos Beatbombers com Stereossauro. É campeão do mundo de scratch. É detentor de seis títulos de campeão a nível nacional. É um nerd do scratch, um DJ com capacidade para rockar festas sejam elas de que tamanho forem. É sound designer e produtor com vários EP’s e três álbuns no currículo, “Psychedelic Soundwaves”, “Turntable Food” e “Life in Loops”

Putzgrilla

Património

2 de setembro de 2017 | 00h00 | Castelo de Alandroal

Nascidos numa época onde o EDM é rei e comanda muitos dos grandes festivais de música, o objectivo dos PUTZGRILLA é criar electrónica explorando novos estilos, sem quaisquer tipo de barreiras linguísticas, musicais ou estéticas. Uma mistura explosiva entre as sonoridades mais urbanas, desde o funk brasileiro, o hip hop, ou zouk.

Rizzo

Património

2 de setembro de 2017 | 00h30 | Castelo de Alandroal

Hugo Rizzo é um dos mais destacados DJ e Produtores portugueses. Tem dezenas de músicas lançadas em editoras internacionais de referência e as suas músicas, mashups e bootlegs são tocadas pelos melhores DJ’s do mundo como Tiesto, Hardwell, Sander van Doorn, Paul van Dyk, Nicky Romero, Fedde Le Grand, Marco V, Chuckie, Ferry Corsten, Chus & Ceballos, só para citar alguns.

Fado na Praça

Música

9 de setembro de 2017 | 21h30 | Praça de toiros de Santiago Maior - Aldeia da Venda

Um encontro de fadistas da região, contando no seu repertório um leque de musicalidades de enaltecer e homenagear o grande Património da Humanidade “O Fado”. Na Praça de Toiros de Santiago Maior, pede-se o favor, aos mais incautos – silêncio, que se vai cantar o fado.

Espetáculo de Fado com Ana Moura

Tradições Ibéricas - Música

25 de setembro de 2017 | 22h00 | Alcáçovas e Viana do Alentejo

Não há outra voz no fado como a de Ana Moura. Uma voz que se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar elegantemente com a música pop, alargando de uma forma muito pessoal o raio de ação da canção de Lisboa. Mas aquilo que a distingue é não apenas um timbre grave e sensual como há poucos – Ana Moura transforma instantaneamente em fado qualquer melodia a que encoste a sua voz. É um rastilho imediato, uma explosão emocional disparada sem contemplações ao coração de quem a ouve.

Oficina de Teatro

Residência artistica

01 de agosto a 31 de dezembro de 2017 | Arraiolos

 

Residência artística que visa o estabelecimento de relações de proximidade entre a população/comunidade e o Teatro, no sentido da criação de sinergias e tendo por fim último, a  dinamização de um espetáculo de teatro, com apresentação ao público.

En...Cena

Teatro

17 de setembro a 07 de outubro de 2017 | Cineteatro Vianense

 

O Cineteatro Vianense abre as portas ao público, ao longo do ano de 2017, para acolher o
“En…cena”, um projeto de programação cultural dedicado à arte cénica.

Peça de Teatro “Orai e Bebei” pelo Quarto Crescente Teatro

Teatro enquadrado no projeto "En...cena", um projeto de programação cultural dedicado à arte cénica.

17 de setembro de 2017 | 21h30 | Cineteatro Vianense

 

Uma revisitação dos milagres de Jesus onde o humor e a ironia se impõem nos diversos momentos que compõem a peça: um cego abençoado e um aleijado amaldiçoado; um Lázaro que ressuscita apesar de tudo; um Louco que seduz a Morte com a Última Ceia em fundo; umas Bodas de Canã contadas por aqueles que verdadeiramente as viveram. Tudo pautado por vinho que se dá em prova e se mistura com uma gargalhada.

Peça de Teatro “Uma Menina Bem Guardada” pela Companhia de Teatro Baal17

Teatro enquadrado no projeto "En...cena", um projeto de programação cultural dedicado à arte cénica.

21 de outubro de 2017| 21h30 | Cineteatro Vianense

 

Comédia-vaudeville do século XIX onde o autor satirizou os costumes da época, em especial os da burguesia. O género caracteriza-se como sendo uma comédia ligeira, satírica de costumes, baseada na intriga e no equívoco, onde se acentua o movimento das personagens colocadas em -situações caricatas.

Please reload