“AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS”

Música

31 de março de 2018 | 21h30 | Pavilhão de Eventos de Borba - Borba

A música tradicional portuguesa passa esta Páscoa por Borba.
o popular cantor Augusto Canário, e mestre da concertina,  vem Borba, apresentar, com os amigos,  a Tournée 2018.

A festa está assegurada. A iniciativa pretende promover a nossa cidade nesta época festiva,

dando mais atratividade a Borba, neste período de quadra Festiva que é a Páscoa, época escolhida para umas miniférias, por muitos nacionais e estrangeiros.

“En…cena” - Peça de Teatro “Intimidades” pela Companhia da Esquina

Teatro

7 de abril de 2018 | 21h30 | Cineteatro Vianense - Viana do Alentejo

O Cineteatro Vianense abre as portas ao público para acolher o “En…cena”, um projeto de programação cultural dedicado à arte cénica.

 

7 de abril | Peça de Teatro “Intimidades” pela Companhia da Esquina | 21h30 | Cineteatro Vianense

 

“Intimidades”, de Jorge Gomes Ribeiro. O fenómeno da infidelidade e as reflexões e neuroses da escrita de Woody Allen são refletidas neste brilhante espetáculo de comédia. Dois casais e uma amante são produto da má comunicação, da insatisfação e das aspirações deste mundo cada vez mais moderno. Um tipo de relação histérica que procura um sentido de vida, uma sustentação de uma existência cada vez mais precária nas relações, na idade da infidelidade e numa ideia primária de vulgarização de relações sociais, da vida, da morte e do amor. Afinal qual a origem do amor? E há quanto tempo anda às voltas? E onde é que está a ciência ou a psicologia quando alguém pensa nos enigmas eternos? O amor começou com uma explosão ou com a palavra de Deus? Se foi com a palavra de Deus será que foi sussurrada ou com um grito que ecoou até ao infinito do Cosmos. Só pode ter sido um grito!

Elenco: André Nunes, Inês Patrício, João Cabral, Rita Fernandes e Sofia Nicholson.

Arte Em Cena em Terra de Fé

Residência artística

Abril de 2018 | Viana do Alentejo

Romaria a Cavalo, evento de carácter religioso que liga o Concelho da Moita a Viana do Alentejo.
A tradição da Romaria a Cavalo ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires foi retomada no ano 2000 e, são cada vez mais os fiéis romeiros que chegam ao Santuário. Ao todo, são cerca de 150 quilómetros percorridos por terra batida até à emocionante chegada a Viana onde turistas e visitantes os esperam e aplaudem.
A partida da Moita é no dia 25 de Abril e a chegada a Viana do Alentejo acontece na tarde de Sábado 28 Abril. Tarde de encontro entre o Profano e o Sagrado. A Festa continua durante o fim de semana no Santuário com a Tenda das Tradições - gastronomia, artesanato música e muita animação. Convidamos André Boto (Fotógrafo FreeLancer) a desenvolver uma investigação-ação sobre o tema, que resulta na criação de um produto artístico, que neste caso é a pintura de um Mural à entrada da Vila – Mural da Peregrinação – este poderá ser visto pelos milhares turistas e visitantes que no dia 28 de abril se reúnem em Viana do Alentejo para assistir à chegada da Romaria a Cavalo, ficando também para a posteridade, valorizando em simultâneo o património cultural existente e a experiência criativa.

O Cante reside por cá

Residência Artística

23 de abril a 3 de maio de 2018 | Évora - Espaço Celeiros | Cantares de Évora

Desafio: sentar à mesma mesa, posta com o carinho típico dos Cantares e com uma das mais fantásticas iguarias desta pátria Alentejana – a açorda - o grupo Cantares de Évora, o Tozé, o Kepa Junquera, a Beatriz Nunes, o Mário Lopes, o Carlos Meneses, o Tiago Guimarães, o José Coimbra, o António Carrapato, o Telmo Rocha, terá certamente pesadas e sérias consequências…

Espetáculo Musical com “Mário Mata e os Amigos do Zeca”

Música

25 de abril de 2018 | 16h30 | Mora - Praça Conselheiro Fernando de Sousa

Espetáculo Musical com “Mário Mata e os Amigos do Zeca”,

 Praça Conselheiro Fernando de Sousa – Animação do Centro Histórico da Vila de Mora.

Outro Tempo, José Afonso

Música

25 de abril de 2018 | 21h30 | Alandroal - Fórum Cultural Transfronteiriço

Outro Tempo, José Afonso é um projeto de José Pedro Gil e Emanuel de Andrade, interpretado por um quarteto de cordas, piano e voz.

Com orquestração de Emanuel de Andrade, foram recriadas as canções de José Afonso atribuindo-lhes uma sonoridade diferente, desta forma, homenageando o compositor.

A escolha das canções, perante um repertório tão rico e vasto, pretende abranger várias linguagens, desde o fado e a canção popular ao surrealismo e à poesia.

A genialidade da obra de José Afonso se mantém para além do tempo e atravessa fronteiras.

Espetáculo Musical com António Zambujo

Música

28 de abril de 2018 | 21h | Centro Cultural de Cabeção – Rua 5 de Outubro nº 25

Espetáculo Musical com António Zambujo – Animação Musical do Centro Cultural de Cabeção - Rua 5 de Outubro nº 25.

Música ao Largo

Música, Animação de rua e Património

maio e junho de 2018 | 21h30 | Freguesias de Portel - Largos e Praças das várias Freguesias

O evento Música ao Largo pretende levar a música e a animação de rua aos espaços onde, por hábito, as pessoas se juntam ainda, à conversa nas suas aldeias.

São espaços arquitectónicos onde habitam sobretudo, saberes e culturas que atravessam gerações.  São os Largos e as Parças de cada uma das freguesias do concelho de Portel que, acolhem neste evento, os sons e as animações de raiz tradicional capazes de colorir e refrescar, as noites de primavera e verão.

Festas da Santa Cruz

Música

11 a 13 de maio de 2018 | 21h30 | Aldeia da Venda - Praça dos Grilos

A sacralização mística de uma tradição secular, um património imaterial singular junta-se às sonoridades contemporâneas. Miguel Azevedo, Sonido Andaluz e Os En`canta Modas, vão estar presentes na Aldeia da Venda, Concelho de Alandroal.

Quinteto de Metais Alentejano

Música

19 de maio de 2018 | 21h30 | Alandroal - Fórum Cultural Transfronteiriço

O Quinteto de Metais surgiu em 2016. O grupo “afirma-se pelas performances de cariz didático, com concertos para todas as idades, constituído por jovens músicos alentejanos de projeção regional”. O Quinteto de Metais Alentejano é a fusão entre a amizade, a música e a paixão por uma Região de costumes, pessoas e cultura incomparáveis. Pioneiro da arte musical Alentejana, representante de uma nova geração de música nacional.

Feira de Maio - Mickael Carreira

Música

19 de maio de 2018 | 22h00 | Vendas Novas - Parque de Feiras e Exposições

Este ano, caberá a Mickael Carreira, deixar Vendas Novas “bailando”. O músico, que dispensa qualquer tipo de apresentação, irá atuar na noite de sábado, 19 de maio, no Parque de Feiras e Mercados, sendo o ponto alto do programa cultural. Com um total de 6 discos de ouro, 9 de platina e jurado do concurso de talentos televisivo “The Voice”, Mickael Carreira é motivo suficiente para chamar pessoas de todas as idades e lugares.

O concerto faz parte do cartaz “Alentejo em Cena” 2018, iniciativa integradora de atividades culturais, articuladas entre 12 dos municípios do Alentejo Central.

Livros à Rua

Residência Artística

25 de maio a 3 de junho de 2018 | Évora - Largo Marquês de Marialva

O livro, a palavra, o poema a cantiga, o conto, a vida traduzida em palavras, à solta, em liberdade, na rua, elementos essenciais para a compreensão do mundo ou do lugar, esse espaço material e imaterial onde se cruzam olhares, emoções, pensamento, estórias, vivências, patrimónios. É isto que define Livros à Rua, é isto que vos propomos entre 25 de Maio e 3 de Junho, em Évora. Encontros com escritores, com músicos, com performers, e sempre com livros.

NOS SERÕES DOS CLAUSTROS – A Arte o Humor e o Petisco

Música

30 de maio a 3 junho de 2018 | 18h30 às 02h00 | Portel - Claustros - Cerca de S. Paulo

Nos Serões dos Claustros, surgirão as mais inusitadas relações entre a Arte, o Humor e  o Petisco. A descorta de novos sons, novas reprrsentações e interpretações que, por norma, não têm lugar noutros espaços e palcos do país. E porque tudo isto tará lugar em volta de bons vinhos e gastronomia regional, porque não rirmos do que a vida tem de mais invulgar para nos  oferecer.

Espectáculos de Marionetas "O Mistério da Pedra Encantada" pelo Grupo “Era uma vez, Teatro de Marionetas”, – Animação dos Centros Históricos das Vilas do Concelho

Animação de rua

30 de maio a 22 de julho de 2018 | 21h30 | Brotas - Cabeção - Pavia - Mora - Malarranha

Espectáculos de Fantoches, "O Mistério da Pedra Encantada" - pelo Grupo “Era uma vez, Teatro de Marionetas”, calendário:

- 1 de junho – Brotas - Largo da Igreja;

- 8 de junho –Cabeção - Largo da Junta de Freguesia;

- 9 de Junho – Pavia - Largo Dos Combatentes da Grande Guerra;

- 15 Junho- Mora - Praça Conselheiro Fernando de Sousa;

- 22 junho – Malarranha – Jardim Público.

Doce Gotinha: Uma Grande Viagem

Música e Teatro

1 de junho de 2018 | 21h30 | Alandroal - Fórum Cultural Transfronteiriço

Um projeto editorial artístico para crianças curiosas e crescidos conscientes

da importância da passagem do conhecimento e valorização do recurso

natural água. Um incentivo à mudança de hábitos de consumo e de comportamentos, estimulando o uso eficiente da água desde cedo. O despertar da atenção para um tema de interesse crescente no futuro e uma ponte para conteúdos pedagógicos.

Os conteúdos musicais e narrativos do projecto Doce Gotinha reforçam

a ação no âmbito da responsabilidade social e ambiental.

“Museu dos brinquedos”

Animação de Rua

2 de junho de 2018 | 21h30 | Borba - Praça da República

MUSEU DO BRINQUEDO A CÉU ABERTO

 VIDEO MAPPING | TEATRO DE ANIMAÇÂO 

A narrativa audiovisual e multimédia transporta miúdos e graúdos numa fábula de autoria cuja moral é de simples compreensão, um gato muito humano, abre as portas da sua casa, um antigo museu, onde “vivem” esquecidos os brinquedos tradicionais e clássicos do século XX, até que um dia uma criança os descobre, ao mesmo tempo que aprende a brincar …

” Adeus querido Tablet “diz a criança enquanto o manda para longe, e mergulha num mundo de brincadeira real, cheio de piões, robots de lata, bonecas, jogos e brincadeiras que a fazem sonhar acordada e BRINCAR!!!

o espectáculo apresenta grandes momentos visuais com contornos de luz do edifício, contornos de arquitetura, construção e desconstrução virtual do edifício e diferentes cenários e personagens 3D e 4D.  / https://vimeo.com/241524279

20.21 Évora Música

Música

6 a 10 de junho de 2018| Évora - Teatro Garcia de Resende

A Música contemporânea regressa do patamar das memórias dos Encontros de Música do século XXI e habitará o Teatro Garcia de Resende entre 6 e 10 de Junho. A curadoria continua a ser de Amílcar Vasques-Dias. Zeca Afonso, cantautor que percorreu o mundo das musicas de tradição popular e erudita, o homenageado especial nesta 1ª edição do Festival 20.21 Évora Música.

Reguengos Emotions

Música

8 e 9 de junho de 2018 | 24h | Reguengos de Monsaraz - Parque de Feiras e Exposições 

O Festival Reguengos Emotions terá lugar em Reguengos de Monsaraz nos dias 8 e 9 de Junho, por altura das tradicionais Festas de Santo António.

O Evento assume a música enquanto elemento omnipresente na cultura da humanidade, e como manifestação artística que influencia a nossa sociedade e os nossos jovens. A realização deste Festival proporcionará ao público momentos de lazer e de divulgação de manifestações culturais mais associadas à Juventude, mas acessíveis a públicos de todas as idades, sendo entendido como elemento de reforço identitário intergeracional.

O Festival Reguengos Emotions aposta na apresentação dos Dj’s que vão marcando o ranking nacional, traduzindo os gostos musicais do público jovem português e animando as noites reguenguenses de Junho.

Please reload

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo © 2017. Todos os direitos reservados

Saiba mais sobre / Find out more