Espectáculos de Marionetas "O Mistério da Pedra Encantada" pelo Grupo “Era uma vez, Teatro de Marionetas”, – Animação dos Centros Históricos das Vilas do Concelho

Animação de rua

30 de maio a 22 de julho de 2018 | 21h30 | Brotas - Cabeção - Pavia - Mora - Malarranha

Espectáculos de Fantoches, "O Mistério da Pedra Encantada" - pelo Grupo “Era uma vez, Teatro de Marionetas”, calendário:

- 1 de junho – Brotas - Largo da Igreja;

- 8 de junho –Cabeção - Largo da Junta de Freguesia;

- 9 de Junho – Pavia - Largo Dos Combatentes da Grande Guerra;

- 15 Junho- Mora - Praça Conselheiro Fernando de Sousa;

- 22 junho – Malarranha – Jardim Público.

Bairro Adentro

Música

2 a 30 de junho de 2018 | 17:00h às 20:00h | Vendas Novas - Em quatro bairros diferentes

No Bairro Adentro, pretende-se que haja música…por esses bairros adentro. Com o objetivo de promover o bairrismo e de dar a conhecer aos turistas os bairros típicos de Vendas Novas, valorizando o património histórico, o Município de Vendas Novas pretende animar 4 bairros durante quatro sábados no mês de junho com quatro concertos das 17:00h às 20:00h.

Bairros:

  • 2 de junho no Bairro 7 de Setembro

  • 9 de junho no Bairro General Vasco Gonçalves

  • 23 de junho no Bairro José Dias Coelho

  • 30 de junho no Bairro Viana de Sá

Festival Fora da Casca- Amigos do Guadiana, Zé Covers, Trovadores de Redondo

Gastronomia e arte

6 a 8 de julho de 2018 | Alandroal - Castelo de Alandroal

O Castelo de Alandroal servirá de local de degustação para iguarias Fora da Casca. Nomeadamente em redor do Caracol, da Caracoleta e do Lagostim, acompanhados pelas sonoridades de Amigos do Guadianas, Zé Covers e Trovadores de Redondo. São três dias e três noites, para disfrutar Fora da Casca.

Festival Internacional de Música de Portel

Património, Residência artística e Música

16 de julho a 28 de julho de 2018 | Portel - Auditório de Portel

O Festival Internacional de Música de Portel é um evento que consiste na criação de uma residência artística para alunos de classe juvenil, nas vertentes de orquestra de cordas e sopros, nomeadamente através da Jovem Orquestra da Costa Altântica e Orquestra Nacional de Sopros. Durante cerca de duas semanas, os jovens músicos têm a oportunidade de conhecer novos territórios, novas vivências culturais, ao mesmo tempo que aperfeiçoam os seus estudos musicais, em contactos com outros músicos, masetros, todos eles, vindos  dos mais variados cantos do mundo.

“Tradições Ibéricas” - Espetáculo Musical “Raiz”

Música

20 de julho de 2018 | 21h00 | Alcáçovas - Recinto da Gamita

No mês de julho em Alcáçovas promovem-se Tradições Ibéricas. Entre estas os Chocalhos, o Cante e o Fado estarão em destaque. Manifestações reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade serão expressas através das artes do espetáculo, particularmente pela música.

A viagem que se propõe fazer evidencia as diferentes cores que existem numa cidade multicultural como Lisboa - o Fado, a Morna, o Tango, a Bossa-nova, o Jazz, a música erudita, entre outras. Bruno Fonseca convida Pedro Santos (acordeão) e Carlos Barretto (contrabaixo) nesta viagem pela raízes da música popular portuguesa, popular argentina (Tango) e claro está pelo Fado.  A seleção de temas originais, da autoria de Bruno Fonseca, bem como a inclusão de temas do cancioneiro popular surgem de forma natural, na medida em que a formação musical é conduzida por uma guitarra portuguesa e um acordeão. O contrabaixo define o corpo desta formação na composição harmónica de cada um dos temas.

“Tradições Ibéricas” - Espetáculo Musical “Adiafa & Cantadores de Alcáçovas”|

Música

20 de julho de 2018 | 22h00 | Alcáçovas - Recinto da Gamita

No mês de julho em Alcáçovas promovem-se Tradições Ibéricas. Entre estas os Chocalhos, o Cante e o Fado estarão em destaque. Manifestações reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade serão expressas através das artes do espetáculo, particularmente pela música.

O grupo de música popular ADIAFA, criado em 1998, tem na sua génese a divulgação e interpretação do cante campaniço baixo-alentejano e a recuperação do seu instrumento tradicional – a viola campaniça. Após vários espetáculos através do Alentejo profundo (e não só) e para fazer face a inúmeras solicitações, o grupo viu-se confrontado com a necessidade imperiosa de registar em disco todo o trabalho de recolha entretanto efetuado, ao qual foi acrescentando alguns textos próprios que complementavam o modo original de entender e interpretar o cante alentejano. Recentemente, apresentou o seu novo disco "Alentejo", todo ele dedicado ao cante alentejano na sua forma original. Os ADIAFA surgem agora em Alcáçovas para a apresentação de um espetáculo único que homenageia o Cante Alentejano.

"Tradições Ibéricas" - Desfile com Caretos de Podence

Dança

21 de julho de 2018 | 18h30 | Alcáçovas - Recinto da Gamita

No mês de julho em Alcáçovas promovem-se Tradições Ibéricas. Entre estas os Chocalhos, o Cante e o Fado estarão em destaque. Manifestações reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade serão expressas através das artes do espetáculo, particularmente pela música.

 

Os endiabrados Caretos de Podence, com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias, são conhecidos pelas manifestações ruidosas que durante quatro dias, no Carnaval, atraem à aldeia transmontana curiosos portugueses e estrangeiros. Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser “Entrudo Chocalheiro”, aquela que encerra as festas de inverno no Nordeste Transmontano e que é apontada como “o mais genuíno carnaval português”. As “Festas de Inverno Carnaval de Podence” constituem a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal na XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO a realizar no início do mês de dezembro de 2019. Nessa ocasião se saberá se o património da UNESCO passa a integrar os Caretos de Podence na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Há fado no Mercado

Música

21 de julho de 2018 | 21h30 | Alandroal - Mercado Municipal

Um encontro de fadistas da região, contando no seu repertório um leque de musicalidades de enaltecer e homenagear o grande Património da Humanidade “O Fado”. Nas arcadas do átrio do Mercado Municipal de Alandroal, pede-se o favor, aos mais incautos – silêncio, que se vai cantar o fado.

"Tradições Ibéricas" - Espetáculo de Fado com Cuca Roseta

Música

22 de julho de 2018 | 22h00 | Alcáçovas - Recinto da Gamita

No mês de julho em Alcáçovas promovem-se Tradições Ibéricas. Entre estas os Chocalhos, o Cante e o Fado estarão em destaque. Manifestações reconhecidas pela UNESCO como Património da Humanidade serão expressas através das artes do espetáculo, particularmente pela música.


Cuca Roseta é uma das mais marcantes e reconhecidas vozes da nova geração do Fado. Quis o destino que o seu primeiro disco fosse produzido por um dos mais célebres e aclamados produtores do mundo. A entrada no Fado e na música não podia ter sido feita de melhor forma. Posteriormente grava “Raiz” onde se assume como compositora e letrista da maior parte dos temas. O sucesso repete-se e canta em mais de 30 países do mundo, em todos os continentes. Cuca trouxe a beleza e a modernidade que o Fado precisava, nunca esquecendo
a essência da canção de Portugal, mas apresentando-a de uma forma que o mundo precisava ouvir.

Bandas na Praça – Animação das Praças Históricas das Vilas do Concelho com Concertos por Bandas Filarmónicas

Música

27 de julho a 4 de agosto de 2018 | 21h30 | Concelho de Mora - Praças Históricas das Vilas do Concelho

Bandas na Praça – Animação das Praças Históricas das Vilas do Concelho com Concertos por Bandas Filarmónicas, calendário:

 - 27 julho – Cabeção – Largo da Eira do Quarto – Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba;

- 28 julho – Mora – Praça Conselheiro Fernando de Sousa – Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense;

- 29 julho – Malarranha, Jardim Público  – Banda Filarmónica GM Paviense;

- 3 de Agosto – Pavia - Largo Manuel José Casimiro – Banda Filarmónica Artística Estremocense;

- 4 de Agosto – Brotas – Espaço Verde do Novo Loteamento Municipal – Banda Filarmónica de Cabrela.

White Party – Festival de Música Jovem com DJs – Animação do Parque Ecológico do Gameiro

Música

28 de julho de 2018 | 21h30 | Cabeção - Parque Ecológico do Gameiro

White Party – Festival de Música Jovem com DJs – Animação do Parque Ecológico do Gameiro

THE GIFT

Música

4 de agosto de 2018 | 22:30h | Redondo - Praça da República

“Altar”, editado em 2017, tem sido reconhecido como um álbum de referência na carreira do quarteto de Alcobaça, distinguido como um dos álbuns do ano e destacado pelos singles “Love Without Violins”, “Clinic Hope” e “Big Fish”.

 

"Altar" tem percorrido o mundo e foi dado a conhecer a públicos na Holanda (Eurosonic Noorderslag, Amesterdão), nos EUA (SXSW e SummerStage em Nova Iorque), na Alemanha (Berlim), no Reino Unido (Great Escape e Bush Hall, Londres), em Espanha, Brasil e muitos outros territórios, incluindo Portugal que continua a marcar fortemente o percurso da banda.

Os media e os fãs referem que é no palco que a banda revela o seu melhor, através de enérgicos, surpreendentes e inesquecíveis concertos que por onde passam deixam uma forte marca.

Raquel Tavares

Música

5 a 6 de agosto de 2018 | 23:00h | Redondo - Praça da República

Uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo, Raquel Tavares tem o inato dom de ser fadista e pouco mais se deveria dizer. Raquel vive onde o fado mora, no coração de Alfama que bate como se fosse seu e isso sente-se nos seus concertos.

Reguengos Wine & Blues Fest

Música

13 e 14 de agosto de 2018 | 22h30 | Reguengos de Monsaraz - Parque de Feiras e Exposições

Reguengos Wine & Blues Fest terá lugar em Reguengos de Monsaraz de nos dias 13 e 14 de agosto, integrando a 26ª edição da ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz.

Esta edição do festival Reguengos Wine & Blues Fest irá contar com a presença de North & South Blues Connection com Pedro Tatanka, Velma Powel, Julian Burdock & Danny Del Toro e Tem Years After. 

A realização deste Festival tem como objetivo proporcionar ao público uma diversificação da oferta cultural, apresentando novas sonoridades e diversidade estética. Reguengos Wine & Blues Fest terá no seu palco nomes com reconhecimento nacional e internacional, que através de um exercício criativo musical, colocarão o público em contacto com novas linguagens musicais.

As entradas para este festival são gratuitas.

Mural D’Aires.

Residência artística

Setembro de 2018 | Viana do Alentejo 

O Município de Viana do Alentejo está a realizar uma Residência Artística, na qual se procede à criação artística de uma imagem que será, posteriormente, pintada num muro: o Mural D’Aires.

A criação artística está a ser elaborada pelo fotógrafo André Boto e a pintura será elaborada pelo Professor de Educação Visual e Tecnológica, Manuel Rafael, com a colaboração dos alunos de História do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora.

Pretende-se que o Mural D’Aires seja o espelho das tradições locais como a fé, a devoção, a peregrinação até ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires a pé ou a cavalo, a História, o Património e a Cultura.

Viana do Alentejo, vila de patrimónios, cultura, tradições e fé!

Pelas estradas vizinhas e pelos campos longínquos chegam ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires peregrinos e devotos do mundo inteiro. Nas suas orações pedem por si e pelos seus, oferecendo a N.ª Sr.ª D’Aires, padroeira de Viana, uma fotografia, uma vela, uma peça de roupa ou até mesmo uma obra de arte como prova de crença e agradecimento pelos milagres da vida que acontecem sob a proteção do manto de Maria. São milhares os ex-votos que munícipes, visitantes e turistas podem observar ao deslocar-se ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

O Mural D’Aires é, então, uma homenagem à história da vida e da fé que há milhares de anos habitam na peculiar vila de Viana e que comportam também, em toda a sua dimensão, a história da História dos que por cá habitaram e habitam e dos que levam Viana no seu coração.

Espetáculo de Tango Argentino “Volver”

Dança

18 de setembro de 2018 | 21h30 | Viana do Alentejo - Cineteatro Vianense

Espetáculo de Tango Argentino dirigido por Juan Capriotti & Graciana Romeo, onde a temática é a intimidade das culturas populares, e a maneira de expressar através do canto, a poesia, a música, e a dança.
Com grandes artistas de reconhecida trajetória internacional, todos radicados em Lisboa, este espetáculo joga com o intercâmbio, onde o que cada um traz se dilui e se transforma criando algo novo, único e inevitavelmente original.

Please reload

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo © 2017. Todos os direitos reservados

Saiba mais sobre / Find out more